Para que serve?
O exame de sexagem fetal é indicado para gestantes a partir da 8ª semana, para fins de descobrir o sexo biológico do feto.
Como é feito:
Jejum não é necessário!
A partir de uma amostra de sangue materno (plasma) colhido em tubo especifico pela profissional de sexo feminino responsável (Apenas profissionais mulheres colhem para minimizar as chances de risco de alterações causadas por fatores presentes em indivíduos do sexo masculino ).
A analise se da por técnicas genéticas de detecção de fragmentos do cromossomo Y presentes no plasma da mãe, estes que pertencem apenas aos indivíduos do sexo masculino. Assim, a presença deste no material da mãe em determinada quantificação indica a gestação de um feto no sexo masculino, já a ausência desse cromossomo, sexo feminino.
Dúvidas
Gêmeos:
Gravidez monozigóticas (univitelinos) determina-se como ambos do mesmo sexo.
Gravidez dizigóticas (bivitelinos) um resultado define apenas um dos fetos
Exemplo: Se o resultado for menino, apenas um estará determinado e não ambos.
Logo aconselha-se sempre o acompanhamento de uma médica obstetra para assim usar de outros procedimentos, ultrassonográficas e imagens.
O uso de medicamentos pode interferir no resultado do exame?
Medicamentos com anticoagulantes à base de heparina, podem inibir o teste, levando a resultados indeterminados. Nesses casos, recomenda-se conversar com o médico se necessário solicitar a suspensão temporária do medicamento, previamente à coleta (24 horas).
Resultado:
Assim como todos os resultados, são de caráter discreto e sigiloso.
Em caso de mães que desejarem usá-lo para fins de chá revelação (por exemplo), pode se solicitar pela mãe (foco de análise) no momento da coleta que uma pessoa autorizada fique responsável pelo resultado.
Alvos da análise:
Bebê